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Quais são os tipos de Eventos Corporativos?

Quais são os tipos de Eventos Corporativos?

Conheça as diferenças para nomear corretamente seu evento e atrair o público certo

Eventos Corporativos podem ser nomeados de diferentes maneiras e modalidades como conferência, simpósio, seminário, entre outros, e é por isso que ainda há um certa confusão na hora de definir que tipo de evento será o seu. Por isso é importante conhecer as diferenças para que você nomeie corretamente seu evento e atraia o público certo.


Congresso

É um conjunto de várias sessões de trabalho previamente definidas. Geralmente restrito a grupos associativos, categorias de profissionais ou linhas acadêmicas. Os congressos têm por objetivo de apresentar e debater assuntos de interesse específico de um segmento. Em um único congresso, pode-se ter, simultaneamente ou sequencial, palestras, conferências, mesa-redondas, debates e seminários. Um congresso também pode ser acompanhado de feiras voltadas para o público presente.


Conferência

É a exposição feita por uma autoridade em um determinado assunto para um grande número de pessoas. Conta com a presença de um presidente de mesa para condução da apresentação, segue uma linha mais formal que uma palestra. Na conferência, perguntas são feitas somente por escrito e devidamente identificadas ao término da apresentação.


Convenção

Reunião de profissionais de uma mesma empresa ou profissionais equivalentes de empresas diferentes. Convenções podem ser de diversos tipos: vendas, lançamento de produto, congraçamento e comemorações. Debate Discussão entre dois oradores, comprometidos a defender um ponto de vista em torno de determinado assunto, o público interage somente com aplausos ou protestos não-formais.


Fórum

É uma reunião baseada na busca da participação intensa da platéia, preferencialmente formada por um grande número de pessoas. Um coordenador dá o tema de interesse geral e busca a opinião da platéia. Ocorre um debate livre até que conclusões possam ser obtidas.


Mesa redonda

Reunião com um tempo específico para o questionamento pelos especialistas convidados das teses apresentadas pelos colegas. Há ampla discussão antes mesmo da participação da audiência.


Painel

Reunião questionadora, que se resume para um grande grupo o teor de apresentações feitas por um grupo menor, ficando este disposto de preferência em mesa de semicírculo com o presidente ao centro. Há ampla discussão e, geralmente, discussões polêmicas.


Palestra

É o método de discussão mais comum. Apresenta-se questões sobre um assunto e na sequência inicia-se perguntas e debates com a platéia buscando conclusões. Pode ter como complemento demonstrações ou exercícios de laboratório.


Simpósio

É uma reunião de especialistas de renome, sob a direção de um moderador, para apresentação de tema científico à um público específico. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tema, e posteriormente entre si desenvolvem uma fase de debate. O coordenador do simpósio apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. O público participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas, de caráter complementar, sem teor de polêmica.


Seminário

É uma sequência de atividades para desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio de instrutores especializados. O objetivo é somar informações e experiências, sem a necessidade de chegar a conclusões ou resultados. Um seminário pode durar um dia ou até várias semanas.


Brainstorming

Realiza-se através da estimulação livre do mente dos participantes para estimular a ideias com vista à solução de problemas. Grupos de pessoas são orientadas a emitir ideias sobre uma questão, que vão sendo trocadas e aperfeiçoadas sem juízo prévio de valor.


Além das categorias citados, existem outros diversos tipos de eventos corporativos, tanto relacionados ao público interno como ao público externo e à sociedade em geral.

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