Logo Seu Evento Corporativo
Encontre espaços, produtos e serviços para seu evento corporativo
Facebook Google PLus
Você sabe o que é Coworking?

Você sabe o que é Coworking?

Conheça o modelo de trabalho que está crescendo mais a cada dia

Para muitas pequenas empresas e profissionais autônomos, o Coworking é a palavra do momento. Mas você sabe o que este elegante termo significa? Ele vem do Inglês, e se refere a “trabalhar em conjunto”. Na prática, o nome é usado para designar espaços onde é possível alugar um local de trabalho, que é compartilhado com outras empresas e profissionais.

E engana-se quem pensa que o Coworking se resume a alugar uma mesinha e duas cadeiras. Estes espaços estão cada vez mais sofisticados, e buscam aprimorar seus serviços para atender ao exigente público corporativo. Por isso, eles dão direito a salas de reunião, equipamentos para videoconferência, espaços de descanso. Tudo para oferecer conforto aos seus clientes – e aos clientes de seus clientes.

Esta é uma solução corporativa extremamente criativa para quem não precisa de um espaço muito grande e não pode arcar com os custos de alugar ou comprar um escritório próprio. Vamos ver então algumas das maiores vantagens de trabalhar com um espaço de Coworking.

A primeira vantagem diz respeito à sua imagem corporativa – ou a imagem de sua empresa. Diferente de atender na sua própria casa, ou em algum local público improvisado, poder atender seus clientes em um espaço de Coworking garante ter à disposição qualquer estrutura necessária, além de conforto e organização maiores. Com isso, você transmite profissionalismo, preparação e maturidade, que afetam positivamente seus negócios.

Outra importante vantagem é a versatilidade. Ao trabalhar em um espaço de Coworking, você não está preso a um determinado local. Diferente daqueles que têm seu próprio escritório, o profissional que trabalha em Coworking pode escolher um novo local a cada dia ou mês (se quiser). Ele pode facilmente trocar de localização para expandir sua abrangência, captar novos clientes, melhorar sua estratégia comercial ou simplesmente para mudar de ambiente.

Uma terceira vantagem que não pode ser ignorada é a economia. E não estamos falando apenas de economizar um valor que seria gasto comprando ou alugando um imóvel particular! A maior parte dos espaços de Coworking também oferece uma série de outras facilidades – desde equipamentos eletrônicos até o serviço de faxina ou coffee break. Tudo isso representaria custos extras para quem trabalha com seu próprio escritório, mas em um Coworking, estes custos são rateados entre todos os usuários. Assim, o trabalho fica mais fácil sem que o bolso fique mais pesado.

Por fim, vale a pena ressaltar a vantagem cultural e social. Em um espaço de Coworking, a troca de contatos e experiências é inevitável. Por isso, estes espaços promovem de maneira natural e orgânica o crescimento de seus usuários. Esse crescimento vem através de conversas, trocas de opiniões e compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais e empresas que estão ali diariamente, trabalhando lado a lado. E vem também através da aquisição de novos clientes, que muitas vezes visitam uma empresa para realizar um negócio, e acabam conhecendo outra que está localizada na sala do lado. Esta descoberta de novos negócios, meio por acaso, pode resultar em importantes parcerias comerciais.

Assim, o espaço de Coworking é uma opção não somente amigável para as pequenas empresas ou profissionais autônomos – ela é também vantajosa, além de oferecer uma experiência única que representa a essência do mundo corporativo contemporâneo, globalizado. Definitivamente vale a pena visitar o nosso guia Seu Evento Corporativo para conhecer os espaços de Coworking mais próximos de você, e tirar proveito dessa incrível tendência.


Consulte empresas relacionadas ao artigo