Logo Seu Evento Corporativo
Encontre espaços, produtos e serviços para seu evento corporativo
Facebook Google PLus
Como organizar um grande casamento?

Como organizar um grande casamento?

Um evento social como um casamento lida com as expectativas e sonhos de pessoas

Você deve estar se perguntando, porque estamos tratando de casamentos em um site dedicado a eventos corporativos?

Simples: um evento social não é tão diferente de um evento corporativo, e se você ainda não atua com eventos sociais, um dia certamente irá atuar. Afinal, que casamento de luxo não agrega valor aos seus profissionais, e quantos desses convidados não são grandes empresários em busca dos melhores prestadores de serviços?

Enfim, fazer um evento social como um casamento requer os mesmos cuidados de um grande evento corporativo com um detalhe a mais que faz toda a diferença, lidar com as expectativas e sonhos de muitas pessoas. Então vejamos o que é mais importante antes de entrar de cabeça neste mercado.
 
1) Esteja preparado para lidar com emoções.
O cliente de evento social espera um profissional que atende seus desejos e adapte tudo a sua vontade, a seu sonho. O cliente conhece seu público mais do que qualquer um (seus convidados), por isso ideias exóticas podem soar estranho para o profissional de eventos corporativos que está acostumado a dar ideias e dizer como cada coisa deve ser feita. Sendo assim, negocie com cuidado cada detalhe, cada desejo. Em eventos sociais como um casamento, erros são fatais e nunca poderão ter uma segunda chance. Agradar o cliente é mais importante que agradar os convidados, bem diferente de um evento corporativo, onde o público é o mais importante. Você irá lidar muito mais com o emocional do seu cliente do que da razão.
 
2) Escolha da data e local do casamento
Aceitar organizar um casamento em cima da hora é arriscado demais. Pense sempre que conciliar a data e local requer um prazo confortável, e não se trata apenas da disponibilidade do local, este precisa atender todas as expectativas dos noivos como número de convidados, fácil acesso, infraestrutura de luz e som, ambientes, palco, etc. Portanto, quanto antes você verificar a disponibilidade dos locais, mais fácil será conseguir a organização do casamento.
 
3) Definição da Cerimônia religiosa
A grande maioria dos casamentos começam com uma cerimônia religiosa, seja ela em uma igreja, templo ou local da festa, portanto é importante checar o que cada culto permite, se orientando também em horários e disponibilidades, já que muitas igrejas recebem mais de um casamento por dia. Essencial também são os detalhes como a escolha do celebrante (padre, pastor, etc) e todos os outros itens que fazem parte da cerimônia tornando um evento como decoração, músicos, foto e filmagem, luzes, assessoras, manobristas, etc. Em um casamento podemos tratar como dois eventos, a cerimônia religiosa e a festa de confraternização.
 
4) Criar uma grande festa de casamento
Fique atento aos desejos do casal e procure conhecer bem seu estilo, pois a festa deve estar em sintonia com os noivos. Eles serão as estrelas do evento, tudo deve refletir o momento deles, assim, tanto noivos quanto convidados perceberão que a produção preparou um evento especial com a "cara dos noivos".
 
5) A lista de convidados deve pautar o local e o menu
Tente fazer a lista de convidados junto com os noivos, assim você poderá traçar um perfil dos convidados afim de projetar uma festa que agrade a todos. Saber a média de idade, perfil dos convidados, quantas crianças, necessidade especiais etc, ajudará você a criar o melhor ambiente para todos, além de determinar as melhores opções do menu a ser servido. O número de convidados é essencial para determinar tamanho do local, quantidade de comida e bebidas para não faltar e nem sobrar em demasia, mas se você puder traçar o perfil de todos os convidados, aí sua festa ficará sob medida, sem surpresas e sem desperdício. Um boa dica é contar com um RSVP caso seu evento social seja muito grande, assim você pode definir exatamente o que fazer contando com a certa presença dos convidados. 
 
6) Comida deve ser de alta qualidade
Uma festa impecável pode ir por água abaixo se algum problema com a comida acontecer, pesquisas já mostraram que conceitos positivos a festas de casamento veem do quesito animação em primeiro lugar, em quanto conceitos negativos, a comida é o que primeiro é lembrado. Sendo assim, certifique-se de toda a qualidade que a empresa contratada oferece, cheque alimentos e bebidas incluídas e sempre consulte referências da empresa. Não se esqueça de fazer degustações das empresas que concorrem ao evento junto dos noivos. É a melhor forma para conhecer não só a qualidade da comida como da apresentação e do serviço em geral. Aqui, no Seu Evento Corporativo, você encontra excelentes opções de buffets.
 
7) O estilo do casamento deve definir o horário
A hora do início do evento é crucial para a organização e também para que os convidados se prepararem melhor. Em casamentos realizados durante o dia, não é necessária uma formalidade muito grande. Assim, a decoração, o cardápio e os trajes podem ser mais descontraídos, mas sem deixar de lado a sofisticação. Já casamentos a noite pedem mais luxo e elegância. Tecidos nobres e com brilho são ideais para casamentos noturnos, por exemplo (válido também para decoração). Já o menu oferecido em jantares depende do estilo de festa, com a possibilidade de buffet servido por garçons ou em que convidados se servem.
 
8) A escolha da decoração 
Após definir o horário do casamento, é hora de pesquisar diferentes opções de decoração para apresentar aos noivos, que decidirão a partir de suas preferências. A decoração sempre deve contribuir para que o evento possua uma atmosfera agradável. Para tanto, os itens decorativos devem estar em harmonia com o restante da festa. Não adianta ter uma decoração requintada se o local e o jantar forem muito simples. Se o orçamento não permite o requinte desejado em todos os momentos, procure o equilíbrio.
Decoração não é algo simples, então procure sempre contratar um profissional ou empresa especializado somente para este item. Aqui no Seu Evento Corporativo você também encontra empresas de decoração que atendem eventos sociais.
 
9) O repertório musical é o grande responsável pela animação em um casamento
Festas que não são temáticas pede estilos variados para animar os convidados. O mais comum é contratar um DJ ou uma banda para tocar no ambiente. Procure a participação ativa dos noivos no processo de escolha das músicas, assim você garante a satisfação deles no quesito musical. A lista de convidados aqui também pode ser útil para criar o repertório musical, pode ser que o gosto dos noivos não seja o mais indicado para agradar todos os convidados, então você pode sugerir equilibrar o conteúdo. No Seu Evento Corporativo há opções de bandas e músicos de estilos diversos, consulte.
 
10) Fique atento aos detalhes
Mais do que organizar as ações urgentes, é imprescindível ficar atento a pequenos detalhes, que também definem o êxito do evento. Podemos destacar: limpeza; possibilidade de estacionamento ou manobrista; instalações para que noivos durante intervalos entre um momento e outro; contratação de seguranças; gerador de energia para possíveis emergências, entre outros.
 
Siga essas 10 dicas para organizar um casamento e aproveite para consultar nosso guia de fornecedores.
Consulte empresas relacionadas ao artigo