Logo Seu Evento Corporativo
Encontre espaços, produtos e serviços para seu evento corporativo
Facebook Google PLus
As tendências do setor de eventos para 2015

As tendências do setor de eventos para 2015

Depois de um ano conturbado na economia mundial, é hora de focar na criatividade

O ano de 2014 foi difícil. Entre Copa do Mundo e eleições, o Brasil perdeu fôlego econômico, a inflação cresceu e o câmbio do dólar foi às alturas. Agora, enquanto todos os setores sofreram com a situação financeira atual, alguns sofreram mais do que outros. Principalmente os setores não essenciais – como o ramo de eventos.
Com muitas empresas e indivíduos cortando gastos o máximo possível, parece loucura investir em eventos. Porém, para os profissionais que sabem identificar tendências e usar a criatividade para superar obstáculos, o momento não poderia ser mais propício. E neste artigo vamos justamente apontar algumas tendências para quem trabalha no ramo de eventos e não quer deixar a economia atrapalhar seu sucesso em 2015.

1) Proponha soluções criativas
Uma tendências que está em alta é trazer soluções simples mas inovadoras para os eventos. Foi-se o tempo em que luxo e glamour eram sinônimos de uma feira, exibição ou festa de sucesso. Com os orçamentos reduzidos de que as empresas (e, claro, as pessoas em geral) dispõem agora, o ideal são eventos minimistas e personalizados.
Alguns exemplos são a realização dos eventos durante o dia e em espaços abertos, para reduzir gastos com energia; a redução dos espaços locados, porém com valorização maior do espaço disponível através de uma construção mais otimizada; a decoração feita não mais com materiais de luxo, mas com materiais reaproveitáveis e, inclusive, ecologicamente corretos.

2) Valorize os pequenos eventos
O ano de 2015 provavelmente não será repleto de grandes eventos. Muitos eventos de maior porte virão em 2016, incluindo feiras, exposições e as próprias Olimpíadas. Porém, o calendário deste ano ainda está vazio.
Em vez de buscar atender grandes eventos, as empresas e profissionais do ramo devem buscar atender com excelência os eventos menores. Pequenos workshops, roadshows e ações promocionais, por exemplo, podem abrir as portas para boas referências e novos (maiores) clientes quando a economia finalmente voltar a crescer.

3) Esteja atento a tendências do exterior
Não apenas os outros países ditam moda, eles também ditam eventos. Inclusive, há empresas do ramo que já estão importando materiais para a organização de eventos, como decorações, da China. E, embora possa ser caro adotar ou comprar as novidades americanas, europeias e asiáticas, também é inútil ignorá-las. Com a internet tão infiltrada na vida das pessoas, o que é moda lá fora logo vira desejo de consumo aqui – seja um bolo de casamento, um estande corporativo ou até mesmo uma feira inteira.
Recentemente, São Paulo abrigou o evento Comic Con Experience, feito aos moldes da Comic Con San Diego, feira de entretenimento realizada anualmente nos EUA. O evento teve grande porte e foi um sucesso – não apenas por sua organização, mas por que ele trouxe uma tendência internacional a que o brasileiro também queria ter acesso. É um exemplo clássico de como é importante estar atualizado sobre o que acontece lá fora.

Com essas dicas, talvez o ano de 2015 não seja o melhor da história para o ramo de eventos, mas com certeza ficará longe de ser o ano de recessão que a economia parece anunciar. E conte com o guia do Seu Evento Corporativo para dar vida a seus eventos
Consulte empresas relacionadas ao artigo