Encontre espaços, produtos e serviços para seu evento corporativo

Blog

Home / Blog / Motive equipes com eventos de Endomarketing

Motive equipes com eventos de Endomarketing

O crescimento da sua empresa começa pela satisfação de seus colaboradores

06/10/2017 10:28 Samuel Pacheco Notícias
Motive equipes com eventos de Endomarketing
Endomarketing. Uma palavra bonita para se referir às ações de marketing internas (endo: “dentro”) - ou seja, que são feitas com vistas ao próprio funcionário. Embora o conceito seja simples, ele é genial. Afinal, hoje sabemos que a única coisa boa que qualquer empresa tem é o seu funcionário. Maquinários, patrimônio e tecnologia não significam nada sem o trabalhador, que é contratado para “alugar” seu conhecimento, gerando assim a inovação que é tão almejada.

Essas ações de endomarketing têm dois objetivos principais: motivar o colaborador, fazendo com que ele se sinta satisfeito e realizado em trabalhar na empresa, e preparar o colaborador de alguma maneira para trabalhar ainda melhor. Assim, é uma situação em que ambos os lados - empresa e funcionário - ganham.

Toda essa introdução é muito interessante, mas o que podemos realmente fazer em termos de endomarketing? As possibilidades são muitas. Vamos ver algumas:

1. Concursos e sorteios

Concursos e sorteios são excelentes ações de endomarketing, e não apenas por que os trabalhadores ganham algo e isso os deixa felizes. Na verdade, se utilizados corretamente, eles podem ser poderosas ferramentas para aprender mais sobre os funcionários e também para abordar questões pertinentes à empresa. 

Assim, é possível fazer concursos em que os colaboradores dêem sugestões a respeito do que precisa ser melhorado na empresa (em termos de segurança do trabalho, procedimentos, comunicação, ou até mesmo na postura de trabalho dos próprios colaboradores). Com o incentivo da premiação, é possível obter maior engajamento, chegando a informações que normalmente não seriam compartilhadas livremente.

2. Confraternizações e comemorações

É importante para todas as empresas demonstrar que elas estão atentas ao que é importante, que elas valorizam o trabalho de seus funcionários, e também que reconhecem a importância de relaxar e se divertir mesmo dentro do ambiente corporativo.

Portanto, uma empresa com endomarketing forte não deixa passar em branco situações como o aniversário da empresa, um recorde de vendas ou o encerramento do ano de trabalho. As confraternizações - pequenas festas reservadas - são a forma mais comum de comemorar estes momentos, mas não a única. 

Quando há algum impedimento para que uma confraternização seja organizada - seja o tempo, o orçamento, ou qualquer outro - é possível fazer uma comemoração simplesmente decorando o escritório de maneira temática. Outra idéia é fazer um momento, ainda que breve, para que os funcionários parem o trabalho e recebam uma salva de palmas dos gestores por seu bom desempenho. 

A dica de ouro é que gestos ou ações pequenos mas frequentes mantém a energia positiva na empresa por mais tempo do que uma grande festa que ocorre somente uma vez por ano.


3.  Integração

Integração não é exatamente uma ação de endomarketing, mas é um princípio. Trata-se de envolver departamentos que normalmente não têm muito contato em uma mesma atividade, com o objetivo de fortalecer laços de confiança, respeito e trabalho de equipe. 

Com base nesse princípio, é possível criar uma série de diferentes eventos. Um dos exemplos mais clássicos são as gincanas e as competições esportivas. Elas criam um ambiente em que, sem pressão, é possível separar e reagrupar as pessoas, tirando-as de sua zona de conforto. São eventos que precisam ser feitos com certa frequência, para manter os valores defendidos muito frescos na memória de todos. Além disso, com a entrada e saída de novos funcionários, é bom refazer o evento para integrar os novos membros da empresa.

4.  Treinamentos, workshops e palestras

Como dissemos, o endomarketing não serve somente ao propósito de alegrar o funcionário, mas também de ajuda-lo a se desenvolver e crescer, dessa maneira prestando melhores serviços à empresa e aos clientes. Nesse sentido, a realização de atividades de aprendizado é mais uma tarefa do endomarketing. 

Vale à pena destacar aqui que essas atividades não precisam necessariamente estar relacionadas ao aprendizado de uma atividade prática - como atender o telefone, como criar um pedido, como usar o sistema comercial. Elas também podem ajudar os colaboradores a desenvolverem noções de empreendedorismo, liderança, organização pessoal. Na organização abstrata das empresas de hoje, onde tudo está mais no plano intelectual, essas são habilidades de muito valor.

Com essas idéias e com a ajuda dos profissionais especializados presentes aqui, no guia do Seu Evento Corporativo, vai ser fácil criar um ambiente de eventos interno rico - no qual todos os colaboradores de sua empresa terão orgulho de trabalhar! 

Posts Relacionados
GP Eventos de Elite
GP Eventos de Elite

Tecnologia e Soluções Criativas para Eventos Sociais e Corporativos.

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

Uehbe Eventos
Uehbe Eventos

Seu evento com a melhor qualidade

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

Rocha Produções
Rocha Produções

Locação e operação de equipamentos audiovisual na área de eventos corporativo. Com processamento de imagem, video e sonorização.

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

WORLD SOUND TRANSLATION
WORLD SOUND TRANSLATION

Tradução Simultânea,áudio descrição,transmissão,intérpretes

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

Infinity Solution
Infinity Solution

Internet para Eventos Mochilink Credenciamento Impressoras Tablet Celulares Totem interativo

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

WA EVENTOS
WA EVENTOS

Locaçao de equipamentos audivisual para eventos

Infraestrutura - Ouro

Grande São Paulo

Evento & Art
Evento & Art

Seja qual for a sua ideia estamos preparados para desenvolver e executar !!!

Infraestrutura - Prata

Grande São Paulo

Contacto Locações
Contacto Locações

Alugar é a melhor opção para ter as melhores soluções

Infraestrutura - Prata

Grande São Paulo

Clima System
Clima System

Locação de Climatizadores, Ar condicionado e Geradores

Infraestrutura - Bronze

Grande São Paulo

Portsani
Portsani

Locação de Banheiros Químicos e Guaritas de Segurança

Infraestrutura - Bronze

Grande São Paulo

Jb coberturas para eventos
Jb coberturas para eventos

Palcos coberturas para eventos e piso.

Infraestrutura - Bronze

Grande São Paulo

PROJESOM SP EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS
PROJESOM SP EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS

Toda estrutura tecnológica para eventos online e presencial

Infraestrutura - Bronze

Todo o Brasil

SSI Eventos
SSI Eventos

TODA INFRAESTRUTURA PARA SEU EVENTO

Infraestrutura - Bronze

Rio de Janeiro

O que falta para seu evento corporativo?

Posso ajudar?