Eventos corporativos são coisa séria. Correto? Eles são realizados por pessoas de terno e gravata, para outras pessoas de terno e gravata, que gostam de cartões de visita, champanhe e manobristas. Bem, essa com certeza é uma maneira de encarar o tema - uma maneira ligeiramente pré-formada, muito influenciada pelos filmes, e simplesmente… falha.
Na verdade, um evento corporativo pode assumir muitas formas, dependendo de três fatores: objetivo, público e tipo/tema. E, se você encontrar, em alguma brecha destes três fatores, uma maneira de oferecer entretenimento que faça sentido dentro do contexto do evento, você terá a fórmula para que seu evento seja inesquecível.
Essa tarefa pode ser um pouco difícil a princípio, já que exige mudar a maneira como vemos eventos corporativos. Por isso, vamos trazer dez dicas de entretenimento para seu evento corporativo, para ajudá-lo nos primeiros passos.
1. Bandas
Bandas são um dos tipos de entretenimento mais práticos, pois se encaixam em basicamente qualquer forma de evento corporativo (ou não-corporativo). Elas animam o ambiente e conseguem excelentes resultados em deixar os participantes mais à vontade para interagir, o que é essêncial na maioria dos eventos corporativos. Para fazer algo mais refinado ainda, você pode adequar o estilo da banda a um dos fatores que mencionamos acima: ao objetivo do evento, ao seu tipo/tema e, claro, aos gostos do público.
Destaque no Seu Evento Corporativo: Musical em Mi - O som em família
2. Brinquedos eletrônicos
Para qualquer evento com participantes do sexo masculino entre 0 e 40 anos, brinquedos eletrônicos serão uma excelente atração por si só. Fliperamas, autoramas, videogames de última geração, entre outros. Mas com o mundo repleto de tecnologia - que apela para basicamente qualquer um - e com um pouco de criatividade para relacionar o brinquedo ao tema do evento, você pode ir ainda mais além. Um recurso que está se popularizando é criar um jogo que evoque um produto, algo que estimule as pessoas a usarem o corpo todo (ao estilo de recursos de reconhecimento como o Kinect) e assim, efetivamente engaje os participantes na atividade.
3. Caricaturas
Um tipo de entretenimento mais passivo, porém também fácil de encaixar. Os caricaturistas são uma boa maneira de manter os convidados interessados durante um período mais curto de tempo. E um dos aspectos mais interessantes desta atração é que ela oferece ao participante algo físico para levar para casa, que mantém viva a lembrança do evento e que também pode servir - nos casos em que for relevante - como uma forma de divulgação ou reafirmação da marca/produto.
4. Humoristas
Entre os vários tipos de show, um dos que estão atualmente em alta são os shows de humor stand up. Felizmente, esse é o tipo de show que consegue usar quase qualquer tema como material. Isso faz com que ele se adapte muito bem a diversos tipos de eventos corporativos - desde um treinamento interno da equipe até uma convenção ou congresso. E uma vantagem extra é que, exatamente por esse alto grau de adaptabilidade, a maioria das pessoas consegue criar uma conexão pessoal com o show - ou seja, é garantia de sucesso.
5. Mágicos
Ainda na categoria de shows, durante algum tempo os mágicos foram deixados de lado - e se tornaram sinônimo de um entretenimento de baixa qualidade. Porém, com o surgimento de grandes ilusionistas que tiveram destaque na mídia, eles voltaram a receber atenção. Atualmente, os shows de mágica são mais dinâmicos e podem ser adaptados para incluir uma dose de humor, dança ou outros elementos. Isso é excelente, pois mantém todos atentos e envolvidos - que é, idealmente, o que você quer conseguir em seu evento. Além disso, como o show de humor, é possível encontrar maneiras de usar o tema do seu evento como material para o show de mágica, tornando o entretenimento mais relevante para a situação.
6. Teatro de Improviso
Para encerrar a categoria de shows, temos uma sugestão especial. O teatro de improviso oferece a oportunidade de entreter e, ao mesmo tempo, conscientizar a plateia a respeito do que acontece do ambiente corporativo. Um show consiste na encenação, sem preparação ou ensaio, de situações levantadas pela plateia. Em eventos internos, como treinamentos, pode ser usado como ferramenta para identificar e trabalhar - de maneira mais leve e sensível - situações da empresa.
7. Workshops desportivos
Uma maneira de agitar um pouco o evento é com esportes. E, em vez de simplesmente oferecer o tradicional jogo de futebol da empresa, que tal inovar? É possível experimentar esportes diferentes com a orientação de profissionais, através de workshops desportivos. Esportes como tênis, mini-golf, arco-e-flecha, dança ou artes marciais são uma boa oportunidade de divertir a todos, tirá-los de sua zona de conforto e ainda ensinar algo que seja relevante para o tema do evento - desde a importância da disciplina até a importância de não levar tudo tão sério.
8. Degustação
Degustação é uma atividade que basicamente apela a todas as pessoas, pois envolve conhecer e experimentar algo novo e, bem… comida. Ou bebida. Porém, tenha cuidado, pois enquanto é um entretenimento que funciona - ou seja, as pessoas gostam - ele se encaixa no perfil de menos eventos. Isso significa que você pode estar organizando uma atividade que, embora seja interessante e divertida, na prática não acrescenta tanto valor ao seu evento quanto outra poderia. As sessões de degustação se encaixam bem para eventos corporativos de empresas do segmento de turismo, hoteleiras, organização de eventos, buffets profissionais, e claro, para as empresas que produzem os alimentos ou bebidas em questão. Eles também são adequados para eventos de um tipo mais refinado, como coquetéis, ou aqueles com um público bem específico - que realmente aprecie conhecer melhor sobre as diferentes variedades de vinhos, whisky, chocolates, cafés, azeites e outros.
9. Cabine de Fotografias
Uma atração similar à do cartunista, que pode ficar disponível ao longo do evento todo, mas que entretém cada participante por um período de tempo mais curto (lembrando que eles podem aproveitar em momentos diferentes, separadamente). Isso faz com que seja interessante para eventos em que as pessoas vêm e vão, como feiras ou formaturas - e não tanto para aqueles que são têm uma agenda fixa, como treinamentos. As cabines são automáticas, e permitem que as pessoas entrem com seus amigos, tirem fotos divertidas e levem para casa uma lembrança do evento.
10. Quick massage
Organizando uma feira, exposição ou convenção? Para qualquer evento em que, tipicamente, os participantes permanecem por bastante tempo, há muitas pessoas e um certo nível de cansaço está envolvido - quick massage é uma excelente opção de entretenimento. A quick massage permite que os participantes recebam uma sessão de massagem relaxante com duração de alguns minutos - provavelmente, não mais do que dez. As massagens podem ser oferecidas por profissionais ou através de cadeiras automáticas. Essa opção de entretenimento pode não servir como divulgação da empresa organizadora, mas vai manter os participantes mais relaxados e receptivos para aproveitarem o restante do evento. Como um bônus, é uma excelente maneira de atrair pessoas para o seu estande.
Para todas estas formas de entretenimento, você pode encontrar um prestador de serviços aqui no guia do Seu Evento Corporativo. Lembre-se dos três aspectos que definem a forma do evento, escolha a atração que atende melhor às suas necessidades e faça com que seu evento seja inesquecível!