Que tal levar conectividade digital para o seu evento? Aproveite os smartphones na mão dos seus convidados e tenha mídia espontânea. As redes sociais e as publicações de check-ins em tempo real possibilitam o engajamento dos participantes e garante uma experiência única com o público presente.
Pensando assim, o Instagram passa a ser uma das redes mais cobiçadas pelos organizadores de eventos corporativos. Atrelado ao Facebook, o Instagram exibe para cada um dos amigos e seguidores de cada convidado fotos e vídeos da festa, gerando divulgação espontâneo na rede.
Veja 5 dicas de como utilizar o Instagram em seu evento corporativo
1. Monte um cenário para que as pessoas tirem fotos assim que chegarem na sua festa
Um espaço legal, com mobiliário ou peças decorativas, um backdrop com a marca do evento e dos patrocinadores é essencial. A ideia é ter um espaço do tipo tapete vermelho. Assim que chegam no evento, as pessoas vão querer parar no local, posar para fotos e publicá-las imediatamente. Elas querem mostrar que está ali.
2. Crie uma hashtag (#) para o seu evento e divulgue
Muito importante para que seu evento seja identificado no Instagram é o uso de uma hastag (Ex: #seueventocorporativo). Com antecedência, crie a hastag que contenha o nome do evento ou da empresa, e identifique se já não existe nenhuma igual sendo usada. Você pode divulgar a hashtag nos materiais de divulgação do evento, no backdrop, ma sinalização da festa, e até em pequenos displays nas mesas. Caso seu evento seja uma palestra ou workshop, cole adesivos com a hastag na parte de trás do encosto das cadeiras. Dessa forma cada participante vai ficar de frente com a informação e vai lembrar de utilizá-la ao publicar uma foto
3. Disponibilize wi-fi gratuito para os convidados.
Se quer que todos usem o Instagram no seu evento corporativo, disponibilize uma rede de internet gratuita. E nunca use aquelas redes que exigem que o usuário se cadastre, inserindo dados pessoais, já que pode deixar os convidados desconfortáveis. Distribuia pelo espaço placas com o nome da rede e senha.
4. Projete as fotos publicadas pelos convidados com a hastag em um grande telão
Uma forma de trazer as redes sociais para dentro do evento é contratando um serviço que rastreia todas as fotos publicadas na rede com a hashtag e as exiba em um telão dentro do evento. Você vai surpreender os seus convidados!
5. Entregue as fotos publicadas como lembrancinha do evento corporativo
Escolher a lembrancinha ideal para um evento corporativo não é tarefa fácil. É preciso que ela demonstre todo o cuidado e carinho dos organizadores para agradecer cada um dos presentes, mas que, ao mesmo tempo, seja institucional. Imagine a surpresa de todos ao entregar para cada convidado, ao final do evento, as fotos publicadas por ele no Instagram impressas em moldura personalizada com o nome e a data do seu evento? O mesmo sistema citado no item anterior que rastreia as fotos do Instagram com a hastag do seu evento pode ser ligado a uma impressora especial, que imprime em tempo real as fotos publicadas em uma moldura com a identidade visual do seu evento.