Você sabe o que é um evento de Business Networking? Trata-se de um evento corporativo em que representantes de diferentes empresas se reúnem com um objetivo específico: fazer novos contatos. Esses novos contatos podem se tornar clientes, fornecedores, uma proposta de empregoou simplesmente uma boa indicação no futuro.
Esse tipo de evento está em crescimento, e ele traz muitos benefícios para um promotor de eventos que saiba organizá-lo. E é sobre isso que vamos falar aqui.
1. Quem vai estar lá?
Quando um promotor de eventos decide criar uma sessão de Business Marketing, ele precisa estar consciente de que os participantes esperam que o evento seja relevante. E para isso, é preciso que os convidados possam realmente interessar uns aos outros; não basta aleatoriamente convidar qualquer um.
Portanto, dedique algum tempo a planejar um tema e os interessados. Pode ser um evento dedicado a certo segmento da indústria ou dos serviços, ou também a aproximar os comerciantes de determinada região. O importante é que fique claro para os convidados por que seria interessante se conectarem com os outros presentes.
2. O que é preciso?
Felizmente, um evento de Business Networking está muito mais concentrado nas pessoas em si do que em qualquer outra coisa. Por esse motivo, o essencial é o local e o buffet. O local escolhido deve facilitar o acesso dos participantes. Também pode ser interessante organizar uma participação de um palestrante, para engajar os participantes no começo do evento.
3. Prestar atenção em que?
Preste atenção principalmente em dois fatores: na quantidade e no perfil dos participantes.
A quantidade de participantes vai definir o local ideal. Se houver muitos, pode ser necessária a contratação de algum serviço adicional, como estacionamento e manobrista ou seguranças especializados. Por outro lado, se for um evento com poucos participantes (que é o mais comum) até mesmo um espaço de coworking serve perfeitamente para este propósito. Eles têm todas as facilidades necessárias, como equipamento multimídia, e ainda trazem a atmosfera corporativa para o evento.
O perfil dos participantes também vai definir se o evento precisa ser mais simples e prático, ou mais tradicional e requintado. Eventos com empreendedores jovens costumam ter uma atmosfera mais dinâmica e descontraída; mas se o Business Networking for com os diretores de grandes empresas, um coquetel à noite pode ser mais apropriado.
4. Detalhes
Um dos detalhes mais importantes é a escolha do dia e horário ideais. Um evento de Business Networking funciona melhor na sexta-feira após o horário do expediente, ou aos sábados. Lembre-se de que os participantes são trabalhadores e empresários, ou seja, não estarão muito disponíveis durante a semana. Ao mesmo tempo, a maioria deles não participaria de um evento como esse aos domingos, pois é o único dia de que dispõem para ficar com a família.
Outro detalhe é a divulgação. Nesse caso, a divulgação pode ser mais direcionada, pois o evento é restrito a certo perfil de participante (como vimos no item 01). Assim, um método simples seria levantar uma lista de possíveis interessados com esse perfil e enviar um convite através de e-mail. Os membros da lista inicial com certeza também vão repassar o convite a outros conhecidos, divulgando ainda mais seu evento corporativo. Apenas lembre-se de enviar os convites com antecedência de um mês ou, pelo menos, algumas semanas. E um RSVP é essencial para confirmar os convidados e dimensionar o tamanho do evento, do local aos detalhes.
5. E o pagamento?
Os ingressos para participar devem, sim, ser cobrados. Porém, o preço não precisa ser muito alto – a média fica em torno de R$10 ou R$15 por participante. O valor aumenta ou diminui conforme o número de interessados.
A lógica é a seguinte: um Business Networking não precisa dar lucro ao organizador, se houver um. Ele ganha em oportunidades profissionais, que é exatamente o objetivo do evento. Porém, é preciso que haja algum retorno financeiro, para pagar a locação do ambiente e o buffet. Além disso, o seu serviço, colega promotor, também deve ser pago através destes ingressos.
Este é outro motivo pelo qual um evento de Networking não costuma abusar nas “atrações especiais” - para manter o valor do ingresso acessível. Afinal, a maioria das pessoas, mesmo sabendo o valor de novos contatos, não pagaria R$70 para passar duas horas trocando cartões de visitas.
Se você ficou interessado nos eventos de Business Networking, não deixe de conferir os outros artigos do guia Seu Evento Corporativo sobre como organizar um evento de sucesso e sem drama!