Encontre espaços, produtos e serviços para seu evento corporativo

Blog

Home / Blog / Por que é melhor investir em eventos corporativos

Por que é melhor investir em eventos corporativos

Trabalhar com empresas é mais seguro e organizado do que com pessoas

06/10/2017 10:28 Samuel Pacheco Notícias
Por que é melhor investir em eventos corporativos
A maior parte daqueles que trabalham com o mercado de eventos não se preocupa muito com uma distinção básica que faz toda a diferença: o seu público-alvo. Nesse ramo, existem basicamente dois grandes públicos possíveis: os eventos sociais e os eventos corporativos. Dependendo de qual você escolher, todo o seu trabalho, o seu posicionamento, os serviços que sua empresa vai oferecer e até suas campanhas de marketing serão diferentes.

Embora os dois públicos sejam interessantes, existe uma série de vantagens em trabalhar exclusivamente com empresas. Veja abaixo sete boas razões para apostar neste segmento e investir com força nos eventos corporativos:

Razão contra emoção

Um evento corporativo é guiado pela razão; já um evento social, é guiado pela emoção. Pense em uma noiva escolhendo o buffet do casamento, por exemplo. Ela está preocupada com uma série de coisas que são simplesmente emocionais – será que a hortelã em cima do doce combina com o vestido? Já uma empresa, é racional e prática. As prioridades são qualidade e relação custo-benefício. Os detalhes, em geral, são considerados realmente isso: detalhes.

Profissionalismo contra amadorismo

Uma empresa que procure profissionais do ramo de eventos para preparar sua confraternização de final de ano tem uma boa noção do que precisa. Ela segue um cronograma, tem uma quantidade de pessoas a atender, um objetivo muito específico que esse evento precisa atingir e, no máximo, alguns requisitos que fazem parte do briefing e precisam ser atendidos. Tudo muito direto e claro. E, em geral, a própria empresa já tem alguma experiência com eventos anteriores, o que facilita a comunicação com o profissional de eventos.

Já uma debutante que procure profissionais do ramo de eventos para preparar sua festa de quinze anos não tem a menor ideia do que quer. E se tem, foi provavelmente tirada de algum filme. Ela não entende realmente os aspectos – nem possibilidades, nem limitações – envolvidos na organização de eventos. Mesmo assim, vai querer tudo do seu próprio jeito. A comunicação entre organizador e cliente acaba sendo difícil e trabalhosa.

Disponibilidade de datas

Geralmente, as empresas possuem uma disponibilidade maior para realizar eventos nos dias de semana. Isso acontece por que, bem, os funcionários já estarão todos ali mesmo, o que facilita a organização da própria empresa. Além disso, quando a empresa tenta chamar seus funcionários para alguma atividade no final de semana, que seria o dia de descanso, a resposta não costuma ser positiva. Para a empresa de eventos, porém, isso é ótimo. 

Buffets, serviços de som, locadoras de móveis e equipamentos, não importa qual seja a atividade, geralmente há uma disputa imensa pelo final de semana – quase sempre por parte de quem? Dos eventos sociais.

Porém, pense nisso: há cinco dias de semana, e somente dois no final de semana (na verdade, um só, pois o domingo geralmente não é considerado uma boa opção). Então, com qual dos dois você pode lucrar mais? Quando você começa a investir em eventos corporativos, a sua taxa de trabalhos recusados por que “a data já está ocupada” cai e muito.

Visibilidade

Trabalhar com eventos sociais pode ser muito gratificante. Porém, quanta visibilidade isso realmente traz? Somente uma visibilidade restrita. O exemplo clássico é o da mulher que escolhe o buffet por que foi o mesmo do casamento da melhor amiga dela. O problema é que uma mulher só vai indicar seu buffet para, vamos estimar, vinte outras mulheres. Não é um número ruim, até você pensar no que acontece quando atendemos uma empresa.

Ao trabalhar com uma empresa, você pode incluí-la em seu portfólio. E portfólios, diferente da indicação boca a boca, podem alcançar milhares de pessoas. 

Mas espere, ainda fica melhor. Quando um novo cliente vê seu portfólio e identifica empresas lá – mesmo que ele não as conheça realmente – isso já transmite uma sensação de segurança. Essa segurança aumenta ainda mais quando a marca é relativamente popular, diminuindo a taxa de “interessados que nunca se tornam clientes” a quase zero. 

Ou seja, ao organizar um evento corporativo que possa entrar para seu portfólio, você já está quase automaticamente garantindo os próximos clientes.

Variedade de trabalho

Os eventos corporativos são mais variados; empresas participam de feiras, organizam entregas de prêmios, fazem convenções, festejam o lançamento de produtos. Por esse motivo, existe uma série de serviços que só podem ser oferecidos a um evento corporativo, como construção de stands e contratação de promoters. 

Na verdade, para quem decide investir pesado em eventos corporativos e trabalhar com um fornecimento diversificado, existe uma imensa variedade de trabalho a ser feito, o que garante uma renda maior e também mais estabilidade de negócios – pois, mesmo que determinado serviço não esteja vendendo bem, outros irão cobrir esse déficit. 

Vejamos um exemplo prático. Em Dezembro, por exemplo, não há muitas feiras, mas há confraternizações toda semana. Já nos meses de Setembro a Novembro, não há muitas confraternizações, más há várias feiras de grande porte. Quem diversifica seus serviços no ramo de eventos corporativos consegue evitar essa sazonalidade e tem trabalho o ano todo.

Possibilidades para inovar

Em um evento corporativo há mais espaço para criatividade. As temáticas são mais variadas, os espaços disponíveis são maiores e, na maioria das vezes, o impacto desejado através daquele evento não só permite, mas exige, que o evento seja grandioso.

Por esse motivo, as empresas concedem mais espaço aos seus fornecedores para criar. Desde um arranjo floral com as cores da empresa nas mesas, até uma grande peça no formato do logotipo bem no centro do salão, passando por cardápios que podem ser simples e populares para uma confraternização, ou finos e esquisitos (no bom sentido) para um coquetel. Quem trabalhar com eventos corporativos jamais vai ver um evento igual ao outro.

Orçamento

E finalmente, chegamos ao último ponto. O orçamento. Comparar o orçamento de um evento corporativo com o de um evento social chega a ser injusto; porém, não se engane, ambos tentarão conseguir o melhor preço possível de qualquer maneira. A diferença é que, como os eventos corporativos costumam ser de maior porte, eles dispõem de uma verba maior reservada para eventos. Além disso, também entendem melhor tudo o que está envolvido na organização, o que evita que você receba exigências absurdas por uma oferta de pagamento muito baixa. No mínimo, pode-se dizer que um evento corporativo garante um pagamento mais justo – e também, com menos chances de um calote.

Impressionado com as vantagens de investir em eventos corporativos? Sabemos que sim! Preocupado? Não sabe se consegue trabalhar nesse ramo? Não se preocupe. A cada texto, o guia Seu Evento Corporativo ajuda você a mergulhar e progredir nesse mundo promissor.
Posts Relacionados
Bonafides Marketing e Eventos
Bonafides Marketing e Eventos

Assessoria e Coordenação de Eventos Corporativos presenciais, como: confraternizações, workshop, aniversário de empresas, lançamento de produtos, convenção de vendas, ações motivacionais, encontro de vendas, feiras/stands e Organização de eventos corporativos em geral. Portfólio completo de soluções para seu evento, inclusive PRODUÇÃO MUSICAL

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

Agência BR GLOW
Agência BR GLOW

Festa de Confraternização

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

Elen Lima
Elen Lima

Comunicadora, apresentadora e mestre de cerimônia

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

THR KART BUSINESS
THR KART BUSINESS

Novo Conceito Esportivo interativo para Empresas

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

Cerimonial Ivana Castro
Cerimonial Ivana Castro

Serviço de assessoria e cerimonial

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

MOTIVA
MOTIVA

Eventos corporativos de ponta a ponta para empresas. Concepção, captação de fornecedores, organização e gerenciamento. Entre em contato.

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

DB Produções
DB Produções

Cuidamos do seu evento da ideia até a próxima edição

Organização e Comunicação - Ouro

Grande São Paulo

M. Caramalac
M. Caramalac

Consultoria em Marketing, Eventos e Comunicação

Organização e Comunicação - Prata

Todo o Brasil

Plano A Eventos
Plano A Eventos

Agência especializada em eventos científicos e captação

Organização e Comunicação - Prata

Grande São Paulo

mobLee
mobLee

Simplificamos o seu trabalho, melhoramos os seus eventos

Organização e Comunicação - Prata

Grande São Paulo

Ecco
Ecco

Agência de eventos inovadora e ousada

Organização e Comunicação - Prata

Grande São Paulo

24 por 7 Eventos Corporativos
24 por 7 Eventos Corporativos

Eleve o padrão dos seus eventos corporativos com a nossa especialização em organização impecável, criando experiências únicas que encantam clientes e impulsionam resultados

Organização e Comunicação - Prata

Grande São Paulo

Pacheco Software
Pacheco Software

Sites e sistemas personalizados para empresas

Organização e Comunicação - Prata

Belo Horizonte

Brazil Produções
Brazil Produções

Recepcionistas, Promotores, Seguranças, Carregadores, Limpeza, Figurantes, Bandas, Fotógrafos, Mestre de Cerimonial

Organização e Comunicação - Prata

Todo o Brasil

Ci9eventos
Ci9eventos

Produção de eventos corporativos e live marketing.

Organização e Comunicação - Prata

Grande São Paulo

RG Criativo
RG Criativo

Studio de Criação e Direção de Arte

Organização e Comunicação - Bronze

Grande São Paulo

Cia. de Staffs
Cia. de Staffs

Staffs em grande estilo!

Organização e Comunicação - Bronze

Grande São Paulo

CéuApp
CéuApp

Aplicativos para Eventos Corporativos

Organização e Comunicação - Bronze

Grande São Paulo

MGM Assessoria em Eventos
MGM Assessoria em Eventos

Catering e Coffee Break

Organização e Comunicação - Bronze

Campinas e região

O que falta para seu evento corporativo?

Posso ajudar?