Você sabe o que é Crowdfunding? Esta palavra complicada vem do Inglês e é bem própria da era tecnológica. Ela significa, literalmente, “Financiamento de Multidão” e se refere a uma grande quantidade de pessoas se reunindo para financiar um projeto. Em Português achamos um nome melhor: empreendedorismo coletivo.
O Crowdfunding acontece da seguinte maneira: uma pessoa com um projeto interessante divulga sua ideia online e explica quanto dinheiro vai precisa para fazer com que ela se torne realidade. Também é preciso convencer as pessoas da importância do seu projeto. A partir daí, os interessados investem o quanto consideram justo.
Como o Crowdfunding pode auxiliar no seu evento? Uma das partes mais difícieis de organizar um evento é conseguir todo o dinheiro necessário para pagar os fornecedores. Buffet, espaço, móveis, equipamentos eletrônicos, pessoas para coordenar o sim e vídeo (e luzes, em alguns casos), recepcionistas e seguranças, a construção de toldos e proteções para algumas áreas se o evento for em local aberto... Esses são apenas alguns dos gastos de organizar um evento.
Porém, se o seu evento for interessante para o público, com certeza haverá pessoas interessadas em fazê-lo acontecer. A questão é como gerar um bom crowdfunding. E essa é a pergunta que vamos responder agora.
1. Determinando o valor do evento
Primeiro, sempre tenha um valor bem determinado. Calcule com o máximo possível de precisão o montante necessário para realizar o evento e divulgue esse valor como o “objetivo” da sua campanha de crowdfunding. Saber o valor estimula aqueles que realmente querem ver o evento acontecer a doarem um pouco mais. Muitas vezes, as pessoas simplesmente não têm noção de quanto dinheiro é preciso para organizar um bom evento...
Existem dois fatores-chave em obter bons resultados com o crowdfunding na obtenção de renda para o seu evento. O primeiro é confiança, e o segundo é motivação.
A confiança é o ponto mais delicado, especialmente em uma transação feita pela internet. O que significa que as pessoas não irão simplesmente oferecer dinheiro para um evento projeto de uma pessoa desconhecida e sem nenhuma garantia de retorno.
Para contornar esse obstáculo no crowdfunding de seu evento corporativo, existem duas maneiras bem simples:
2. Forneça dados de contato completos e referências
Permita que os interessados possam entrar em contato diretamente com você, se quiserem, através de um telefone e, preferencialmente, fixo. Ofereça também referências de outros eventos que você já organizou, e o nome e contato de pessoas que possam recomendar seu trabalho (porém, antes de divulgar informações pessoais de terceiros, lembre-se sempre de pedir a autorização dos mesmos!).
3. Utilize sites com sistemas de proteção para seu evento
Certos sites são especializados em Crowdfunding. Eles oferecem um sistema de proteção aos “financiadores” de projetos. Esse método é uma garantia de que, se o criador do projeto não finalizá-lo como deve, ele será legalmente obrigado a devolver o dinheiro recebido. Essa garantia tranquiliza os possíveis interessados em ajudar, ou seja, é um obstáculo a menos para o seu evento.
Algumas boas plataformas de crowdfunding são o Kickstarter, que é internacional, e o Catarse, que é brasileiro. No entanto, a mais indicada para você, que trabalha com eventos, é a Ativa Aí. O site é voltado para o financiamento coletivo de eventos musicais, teatrais, e outros de médio e grande porte (link para “como calcular quantidade de pessoas no evento”).
O segundo problema é a motivação. Tudo bem, alguém pode visitar a página do seu evento, achar que a ideia é excelente, e até sentir vontade de ver o evento acontecer. Mas por que ele deveria simplesmente dar dinheiro a você? O que ele ganha, realmente, com isso? A resposta é simples:
4. Programa de recompensas para os colaboradores do seu evento
Os investidores de uma empresa ganham retorno financeiro. Quanto maior o valor que eles investiram, maior o retorno. Já os investidores de um Crowdfunding ganham recompensas, mas a lógica é a mesma: quanto maior o valor, melhor a recompensa.
Algumas ideias de recompensas para os financiadores do seu evento podem ser: participação em um jantar de abertura, acesso a áreas VIP, um encontro com convidados ilustres, bebidas em open-bar, uma foto comemorativa do evento, um exemplar gratuito de algum produto que seu evento irá lançar, o direito de escolher uma atração especial para o evento.
O mais importante é que as pessoas que financiarem seu evento precisam ter uma experiência diferenciada, e isso deve ficar claro, para que mais interessados apareçam.
A parte mais complicada em um evento financiado através de crowdfunding é que deve haver transparência total. O valor recebido dos investidores deve ser totalmente empregado para o evento. Além disso, qualquer contratempo ou problema que haja durante a organização – um convidado que cancelou sua participação, uma mudança nas datas, um problema burocrático com o alvará do espaço alugado (link para texto futuro sobre alvará) – deve ser reportado aos seus financiadores o mais rápido possível. Não fazer isso pode gerar, inclusive, problemas legais.
Porém, tomando os devidos cuidados, o crowdfunding é uma maneira eficiente e segura de aumentar o orçamento do seu evento e, finalmente, tornar o sonho daquela feira ou exposição, nacional ou internacional, uma realidade. Interessado? Comente em nossa rede social no Google Plus Seu Evento Corporativo e vamos fazer um passo a passo mais detalhado de como criar o seu projeto de evento em um site de crowdfunding!