Pode se considerar que o mercado de eventos já está saturado, cada vez mais encontramos uma grande quantidade de empresas que oferecem mais do mesmo.
É por este motivo que para se manter nesse ramo é ter sucesso é necessário ser estimulado, pensar sempre além e oferecer opções mais criativas e diferentes em relação a sua concorrência.
Não pense que é necessário fazer grandes mudanças para inovar no mercado de eventos, com simples atitudes que você pode adotar na sua empresa já é possível ter uma mudança considerável nos seus números de clientes.
Pense sempre no seu cliente
Ao se planejar e buscar inovar no mercado de eventos é necessário pensar não somente nas suas necessidades, mas sim da de quem irá participar.
A data a ser escolhida, o local e o conteúdo a ser apresentado no evento deve ser pensado de acordo com o público que se deseja atingir.
Não adianta você fazer um evento para um público mais jovem, abaixo de 30 anos, e criar um evento parado sem interatividade.
Com a tecnologia atualmente é possível saber detalhes específicos sobre o seu público, como idade, localização e até mesmo os seus gostos.
Use essas informações como forma de segmentar de forma específica, inovar no mercado de eventos não é somente oferecer coisas divertidas, mas sim conteúdos exclusivos e que atenda a expectativa do seu público.
Em reuniões de planejamento pense nas pessoas que virão ao evento e o que elas gostariam de participar de acordo com o perfil de cada uma. Tende atender a mais de uma expectativa, esta é uma boa maneira de inovar.
A sua equipe precisa estar estimulada
Antes de pensar no seu cliente você deve pensar na equipe que trabalha com você, imagine que desagradável chegar em uma empresa e ser recebido por pessoas mau humoradas e apáticas.
Um dos principais diferenciais que a sua empresa pode oferecer em um evento é uma boa recepção por parte da equipe. As pessoas amam ser bem tratadas e esses é um dos principais fatores que elas comentam a serem perguntados sobre um evento que participaram.
É necessário que você e sua equipe estejam sempre em sintonia e busquem sempre oferecer o melhor atendimento possível.
Uma forma de proporcionar isso é oferecendo curso de capacitação aos seus funcionários, isso além de valorizar o trabalho irá ajudá-los a prestar um melhor atendimento.
Seus fornecedores e parceiros também devem receber um tratamento adequado, afinal são eles que irão garantir que seu evento aconteça.
Inovar no mercado de eventosé oferecer um trabalho humano e que agrade a ambos os lados, seja ele o seu tanto o do cliente.
Aposte na tecnologia
Nada chama mais a atenção que um evento moderno que dispõe das últimas tendências em tecnologia como forma de atrativo.
Atualmente há uma grande variedade de tecnologias que você pode adotar em seu evento, seja no conteúdo quanto na decoração.
Uma das mais diferentes e que chamam mais a atenção é as palestras através de hologramas. Nestes casos um palestrante convidado ou até mesmo internacional não precisa se deslocar até o local do evento para ministrar a palestra.
Um holograma oferece muita mais qualidade e interatividade que um vídeo, claro que dá mais trabalho também, mas pense na surpresa do seu público ao assistir uma palestra dessas.
Também, essa é uma excelente opção para você aumentar a sua parceria com palestrantes, onde você não precisará arcar com as despesas de hospedagens dos mesmos.
Você tem que ter em mente inovar no mercado de eventos não é apenas trazer novidades da tecnologia, mas sim saber usar para produzir conteúdos novos e que chamará a atenção do seu público.
Leve seu evento para as redes sociais
Como citamos vivemos em uma era digital onde é necessário estar inserido nas redes sociais para não ficar para trás.
Caso a sua empresa não possua redes sociais comece hoje mesmo a providência isso, uma vez que essa é uma excelente opção de atrair e fidelizar novos clientes.
Plataformas como o Instagram e o Facebook também são ótimas ferramentas de divulgação dos seus eventos, pois possibilitam uma interação com o seu público.
Crie campanhas, faça Stories contando sobre o evento e no dia do mesmo crie uma hashtag para que os participantes possam compartilham nas suas redes sociais. É necessário que você e sua empresa saibam deixar a sua marca na internet para que mais pessoas fiquem sabendo sobre os seus eventos.
Outra forma que você pode inovar no mercado de eventos é através das lives, que nada mais são que vídeos ao vivo que essas e outras plataformas possibilitam fazer.
Você pode fazer lives para divulgar o evento, respondendo dúvidas do seu público em relação ao dia, horário, local ou qualquer outra informação que eles queiram saber. Comece a live falando que você está lá para responder dúvidas e se caso elas não surgirem com naturalidade você pode ir respondendo perguntas básicas como essa por conta própria.
Outra opção é transmitir algumas partes do seu evento ao vivo, dessa forma quem não foi verá o que está perdendo e não deixará outra oportunidade passar.
Por este motivo que é importante mostrar pontos chaves do evento, palestram marcantes e até mesmo feedbacks das pessoas no local.
Criatividade não dá em arvore
Não pense que dom você nasce com ele ou você morre sem, não funciona dessa forma, principalmente no mundo corporativo.
Como citamos o ramo de eventos está cada vez mais saturado, seja pelo grande número de empresas, mas como também pela repetição do conteúdo apresentado nos dos mesmos.
Para se destacar neste meio é necessário ser criativo, mas não é necessário se desesperar achando que precisa tirar ideias do nada.
Uma opção nesses casos é você se inspirar na concorrência e ver o que ela está fazendo de diferente, lembrando se inspirar e não copiar.
Dessa forma você poderá ter uma base do que está funcionado e o que não está e aplicar na sua empresa.
Outra opção também, é olhar o mercado internacional, uma vez que ele costuma estar sempre à frente do nosso.
Veja o que de diferente que estão aplicando nos eventos e analise se é possível aplicar no seu, não acredite que o sucesso é não mexer em time que se está ganhando, para se destacar é preciso acompanhar o movimento.
Assim como em qualquer ramo, para se destacar e inovar no mercado de eventos é preciso muita pesquisa e análise daquilo que dá certo ou não. Às vezes o seu público é diferente da empresa x e as técnicas aplicadas lá não funcionaram na sua empresa, mas para descobrir isso é necessário pesquisa e análise.
Saia do lugar, vá realizar pesquisas de opinião, hoje com um formulário do Google já é possível criar pesquisas sem precisar ir para a rua.
Você verá que para os seus eventos se manterem sempre um sucesso será necessário inovar cada vez mais.
E claro, conte sempre com o guia do seu evento corporativo para encontrar o melhor para dar vida a sua criatividade